Cursar Odontologia: será que vale a pena?
Chegou a hora de tomar uma decisão mais do que importante, escolher qual curso de nível superior fazer. Seu coração diz “Odontologia”, sua mente se questiona, “será?”. A dúvida ganha proporções ainda maiores quando você descobre que o Brasil é o país que mais forma dentistas em todo o mundo.
Será que no meio de tantos profissionais, ainda vai sobrar um espacinho para você? Claro que vai! Isso porquê existem áreas de tratamento que não são totalmente exploradas (você poderá investir nelas), além de uma má divisão geográfica de profissionais no país.
Cerca de 57% dos dentistas brasileiros, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), se encontram em apenas três Estados: 33% estão em São Paulo, enquanto Rio de Janeiro e Minas Gerais têm, aproximadamente, 12% dos profissionais cada um.
Há todo um território a ser explorado e milhares de pessoas esperando a oportunidade de ter a vida delas transformadas por meio da Odontologia.
Onde fazer Odontologia?
Os cursos brasileiros de Odontologia estão entre os melhores do mundo, segundo uma pesquisa da CWUR (Center for World University Rankings). Existem diversos Centros Universitários que proporcionam cursos em meio período ou período integral. Nossa dica é sempre pesquisar sobre as universidades e conversar com quem já é formado.
O que se aprende na faculdade de Odontologia?
Tudo começa com a teoria. Nos 5 anos de curso, conforme os termos vão avançando, as aulas práticas começam a ser comuns.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em um curso de Odontologia você poderá encontrar matérias que compreenderão conhecimentos como genética, evolução, histologia, embriologia e anatomia, bioquímica, fisiologia, farmacologia, patologia geral, microbiologia geral e bucal, parasitologia, imunologia, sociologia, antropologia e psicologia aplicados à odontologia, fundamentos científicos e recursos tecnológicos atuais aplicados à pesquisa em geral, patologia bucal, semiologia e radiologia, conhecimentos de materiais dentários, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais… Isso só para começar.
Além dos conteúdos teóricos e práticos, atividades extracurriculares, sob a forma de estágio supervisionado, preferencialmente em sistemas públicos de saúde, também devem ser realizadas.
Monitorias, estágios, programas de Iniciação Científica, programas de Extensão, estudos complementares e cursos realizados em outras áreas que englobam o universo da Odontologia, podem ser utilizados como atividades complementares.
É caro fazer Odontologia?
Tudo vai depender da infraestrutura da universidade, grade curricular, etc, mas, em média, a faculdade de Odontologia pode custar entre R$ 2.000,00 a R$ 3.500,00. Porém, esses valores podem sofrer reajustes semestrais e também haverá despesas extras, como a famosa lista de materiais.
Vou ganhar bem?
O lado positivo de todo esse investimento é: o retorno financeiro é visível em pouco tempo. É claro que para isso você precisa estar em constante evolução, adquirindo novos conhecimentos, se especializando.
Se for montar seu próprio consultório, a responsabilidade é dobrada. Seu salário vai depender dos clientes que você vai conquistar. Também lembre-se que será necessário contratar outros profissionais, pagar despesas como água, energia, Internet, além de realizar manutenções. Investir em conhecimento financeiro também é importante.
Se você ainda está na dúvida…
Caso você tenha afinidade com a área da saúde, a Odontologia é uma ótima opção. Ao cuidar da saúde bucal do seu paciente, prevenir doenças e transformar a estética bucal e os sorrisos do seu paciente, você também estará elevando a autoestima deles.
Nada é tão gratificante quanto escutar de um paciente “você mudou a minha vida”, ou um simples “obrigada”.
Nós somos suspeitos para falar, até porque somos apaixonados pela Odontologia e a consideramos mais do que uma simples profissão, mas uma função indispensável e carregada de princípios e valores essenciais ao ser humano.